segunda-feira, 5 de julho de 2010

O lado positivo do sofrimento


Parece estranho dizer que o sofrimento tem um lado positivo, partindo do princípio que é um sentimento angustiante, mas quem não pensa assim sofrerá ainda mais.

O sofrimento está na base de tudo o que sentimos, e se o que sentimos, o que gostamos nos é retirado sofremos uma dor imensa que por vezes parece não ter cura. Sofremos mais por causa das pessoas. Quando alguém querido morre. Quando a pessoa amada nos deixou. Quando um amor não é correspondido. Quando um amigo nos trai. Quando os nossos pais não estão lá quando precisamos de consolo. Sofrermos porque idealizamos demais. Dói. Machuca. Provoca feridas difíceis de sarar, e algumas que permanecem durante toda a vida.Fica tatuado na alma, não se esquece, pois a nossa mente não nos permite tal coisa, mas pode ser apaziguado.

Depois deste processo todo, uns mais longos que outros, aprendemos com o sofrimento. Aprendemos que, por mais difícil que seja, é possível ultrapassa-lo. Aprendemos a evitar os mesmos erros. Damo-nos conta que a tristeza não é eterna, que pode ser superada. Descobrimos que afinal há firmeza dentro de nós. Com ele aprendemos a crescer, a amadurecer. A ultrapassar as barreiras que se colocam no nosso caminho.

O lado positivo do sofrimento é aquele que nos faz recomeçar, mesmo com o medo e o receio de sofrer novamente, mas que não nos impede de ver o caminho da felicidade.




Sem comentários: