terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mania de escrever


Costumo escrever muito mas nunca escrevi um texto dedicado a este hábito. Tenho a "mania de escrever", e porquê? Quem o costuma fazer como eu de certeza que irá perceber e irá identificar-se com as minhas razões.
Gosto de escrever sobre tudo e sobre nada, coisas que fazem sentido e outras não, a verdade é que escrever me alivia, ajuda a desabafar. Enquanto que algumas pessoas preferem falar e expressam-se melhor assim, eu prefiro escrever e expresso-me muito melhor. Há certos assuntos que são difíceis ao serem abordados oralmente, uma vez que temos alguém que nos oiça e ao mesmo tempo nos expomos, enquanto que na escrita escrevemos para nós, alguém poderá ler, mas a exposição fica um pouco camuflada entre todas as palavras.
É mais fácil falar sobre assuntos mais leves, no entanto são os mais pesados que recaem sobre nós com uma carga mais forte. Ao escrever consigo reflectir melhor sobre tudo, logo conseguirei fazer uma análise mais detalhada. O tempo para pensar é diferente, porque só tu estás a "ouvir" o que pretendes dizer, e podes voltar atrás e acrescentar ou retirar algo. Na oralidade é diferente, embora se consiga fazer o mesmo fica sempre algo por dizer, e quando te lembras do assunto já não se enquadra no momento.
A escrita alivia os pensamentos, os problemas, porque quando os deitas cá para fora já os encaras de outra forma, e sentes-te mais leve por isso. Há certos assuntos que apenas podes debater contigo mesmo, e pensar alto não é a mesma coisa que escrever, pelo menos para mim.
Às vezes é bastante complicado tentarmos explicar o que nos vai na cabeça, mas é na escrita que consigo clarificar um pouco certos assuntos mais confusos, é quase uma terapia.
Por isso escrevo quando quero reflectir, desabafar ou mesmo duvidar, pois sei que assim consigo organizar melhor as ideias na minha mente e depois será mais fácil falar sobre elas.

3 comentários:

Zeca disse...

Concordo com tudo minha amiga :) é realmente uma terapia que nos faz muito bem :)

Anónimo disse...

Pode ser isso para alguns, noutros poderá ser uma alavanca, ou ferramenta, no seu processo criativo, ou apenas uma forma de passar o tempo. No fundo se isso nos fizer felizes então escrevamos....

Tânia Fernandes disse...

nem mais, o melhor mesmo é k nos sintamos bem e felizes :)