sexta-feira, 22 de abril de 2011




Hoje vi uma frase que todos devem ter visto, e talvez proferido: "A vida é injusta".
Será isto verdade? Ou seremos nós e as pessoas que nos rodeiam que o são?
Quando alguma coisa corre mal e achas que não merecias tens o hábito de dizer "A vida é tão injusta". Eu já o disse e pensei muitas vezes, mas acho que o dizemos da boca para fora, e além disso, sem pensarmos bem no que estamos a dizer, porque é mais fácil pôr as culpas na "vida".
A vida és tu que a fazes, pode é não correr como esperavas e daí dizeres tal coisa. Há muitas coisas injustas, mas isso é o que existe mais. O ser humano nunca conseguiu ser justo por completo, porque por trás disso há sempre interesses, e ele irá escolher o que será mais justo para ele, poucos são aqueles que conseguem pensar em benefício dos outros. Há muito egoísmo, muito egocentrismo.
Muitas vezes penso que podia ter uma vida melhor e não tenho, que podia fazer mais coisas mas que não me dão oportunidade para isso, por exemplo, com o emprego, estudei e só o que tenho é um canudo, exercer a profissão apenas em sonhos, mas como eu existem muitos, é injusto, mas é a situação, não a vida. A tua vida tem muitas coisas em que possas gastar a tua energia, não pensar nisso não é desleixo, mas sim tentar andar para a frente, arranjar novas soluções, novas possibilidades.
Os países que estão constantemente em guerra, cujos Governos apenas vêem os seus interesses e os maiores prejudicados são os inocentes? É injusto, mas para com a vida das pessoas, para com a sua integridade, e é provocado por pessoas injustas, não por uma vida injusta.
E quando pensas que a tua vida é injusta, lembra-te que há pessoas em piores condições do que tu, e que provavelmente nem sabem o significado da palavra injustiça, e que apesar de tudo ainda conseguem ser mais felizes que nós, que nos queixamos por tudo e por nada.
A vida não é injusta, apenas existem situações que te abrem os olhos para a realidade.

2 comentários:

Zeca disse...

Parabéns pelo blog minha grande amiga :) encontrei por acaso e surpreendi-me muito pela positiva!
Grandes reflexões e pensamentos, gostei muito, quem te conhece um pouco vê logo que este blog tem mesmo muito de ti e mostra como és uma pessoa especial!
Continua miga vou passar por cá de vez em quando :)

Tânia Fernandes disse...

obrigada migo. agora tenho andando sem inspiração, mas vai passando sempre que quiseres. bjs